segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Outras características dos sintemas de transporte


A reativação e implantação de novas ferrovias no Brasil, a partir da década de 1970, é outro exemplo de construção de sistema de transporte voltados á exportação, tornando-se um claro exemplo de formação de espaços de globalização em nosso país. A Estrada de Ferro Carajás ,que liga o porto de Itaqui, no Estado do Maranhão, ás minas de ferro do Pará, foi construída para transportar minérios exportáveis. Na Região Sudeste, a Estrada de Ferro Vitória-Minas também é especializada na exportação do minério de ferro e seus derivados. Em 1997, essa duas ferrovias, passaram 58,4% da quantidade de cargas transportadas no Brasil. Apesar das vantagens das ferrovias e hidrovias, as rodovias dominam o tráfego de passageiros e mercadorias no Brasil.
 Essa predominância das rodovias, chamada rodoviação ou rodoviarismo, é fruto de uma opção politica dos governos brasileiros desde a década de 1920.








Postado por: Jessica Cecilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário