sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Língua dos Sinais


Uma língua de sinais ou língua gestual, é uma língua que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, em vez de sons na comunicação. As línguas de sinais são de aquisição visual e produção espacial e motora. São as línguas naturais de cada comunidade de Surdos, ao redor do globo. Há no mundo muitas línguas de sinais usadas como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos. Muitas delas receberam reconhecimento oficial em vários países.



            

A bicicleta é um movimento iniciado no ano de 1990, em São Francisco, nos Estados Unidos, e que se alastrou para o Brasil, Portugal, Moçambique.
Os principais objetivos da bicicleta são: divulgar esta opção de meio de trasporte, criar condições favoráveis para o uso desse veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis as redes de transportes,principalmente no meio urbano. 

      
Nos ultimos anos os avanços tecnológicos permitiram a produção e utilização de melhores ônibus,trens,helicópteros,automóveis e motocicletas.Porém as pessoas preferem meios de transportes individuais mas isso tem gerado muitos problemas de saúde,como a hipertenção,estresse,depreção,...
Cerca de 50 anos atrás,jovens,crianças e adultos costumavam a andar a pé muito mais do que nos dias atuais.Poucas famílias possuíam automóveis e as que possuíam não costumavam utilizá-los nos deslocamentos cotidianos,como acontece atualmente.As viagens eram mais demoradas,a maioria das estradas não era asfaltada,demorava-se entre 10 a 12 horas para percorrer 250km.

terça-feira, 14 de agosto de 2012


      
Sistemas de transporte,comunicação e modos de vida.

Atualmente,vários jovens e adultos passam muitas horas da semana movimentando-se entre lugares.Nas metrópoles,há estudantes que entram em peruas escolares cerca de uma hora antes de as aulas começarem;e adultos gastam cerca de duas horas para chegarr ao local de trabalho.Considerando uma semana com cinco dias de atividade,esse alunos e trabalhadores gastariam 10 e 20 horas dentro de meios de transportes individual ou coletivo.
Cerca de 50 anos atrás,os jovens brasileiros das cidades e do campo costumavam andar a pé muito mais do que nos dias atuais.
Poucas famílias possuiam automóveis e,as que possuíam,não costumavam utilizá-los nos deslocamentos cotidiano.
As viagens de férias eram mais demoradas:como a maioria das estradas não era asfaltada,demorava-se entre 10 e 20 horas para percorrer 250km.

sábado, 11 de agosto de 2012

Os ritimos de tempo variam entre diversos grupos sociais.No modo de vida contemporâneo,predomina um ritmo frenético,dependente  dos relógios e do trabalho.
O passar dos minutos,das horas,dos dias,dos meses e anos é sempre contado e medido por diversos grupos sociais.A criação de um modelo de tempo padão em escala mundial,ou seja, a definição do sistema de fusos horários com refência inicial no meridiano de Greenwich.
Podemos perceber que o modo de vida de um grupo social,seu ritmo de tempo (ou ritmo de vida) está bastante relacionado com as atividades desenvolvidas por seus membros.
Os ritmos de vida e os horários de muitos grupos sociais são dependentes das atividades de seus membros,seus trabalhos,suas formas de lazer,etc.Eles definem diferentes fluxos de pessoas,mercadorias e informações pelo território de um pais.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Evoluçao dos Meios de Comunicaçao

Nosso grupo achou um video na internet(meio de comunicaçao) que fala sobre a evoluçao dos meios de comunicaçao desda idade da pedra até hoje.

Meios de Comunicaçao

           


O termo meio de comunicação refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).
Sonoro: telefone, rádio, Podcast.
Escrita: jornais, diários e revistas.
Audiovisual: televisão, cinema.
Multimídia: diversos meios simultaneamente.
Hipermídia: NTICs, CD-ROM, TV digital e internet, que aplica a multimédia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a hipertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto).